terça-feira, 29 de março de 2011

Resenha - Uma Verdade Inconveniente


             Trata-se de um documentário em que Albert Gore Jr. mostra em uma apresentação de slide-show a sistemática destruição do nosso planeta nas últimas décadas, devido ao dióxido de carbono preso na atmosfera terrestre.  Segundo Gore, o debate está terminado. A comunidade científica concorda que o planeta está aquecendo e os responsáveis somos nós. Os efeitos têm sido e serão ainda mais catastróficos. Em sua palestra, Gore apresenta dados factuais que as calotas polares estão derretendo, o nível dos oceanos está subindo e o clima vem apresentando mudanças drásticas de comportamento. Isso tudo resulta numa constância de furacões, enchentes, seca, praga de insetos e epidemias. O efeito no futuro será um caos político, econômico e social.
             Ao começar a palestra, A. Gore mostra um vídeo sobre o aquecimento global, com uma pitada de humor, no entanto a palestra logo ganha um tom crítico, quando o palestrante começa a mostrar slides comparando a situação da terra hoje com relação a outras épocas. Um dos pontos mais chocantes no documentário é a apresentação de um gráfico da temperatura em função dos anos e da concentração de CO² também em função do tempo, onde se percebe que o problema é mais sério do que muita gente imagina. Ele também mostra fotos comparando paisagens, geleiras que em um curto período de tempo veem desaparecendo.
             Ele consegue explicar o problema de forma clara e simples, usando citações de Mark Twain e Upton SinclairTudo o que é corriqueiro e muito do que não vemos todos os dias Al Gore diz em sua palestra, desde o furacão Katrina até o furacão que atingiu o Brasil. Com imagens chocantes e gráficos bem esquematizados, pode-se dizer que essa palestra é o “supra-sumo” da luta contra a degradação ambiental. Ele não mostra apenas os problemas, apresenta também as soluções, mostrando o que podemos fazer para ajudar a contornar essa problemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário